No dia 05/10/09 os animadores culturais que militam no SEPE conseguiram uma importante vitória para a categoria o Governo do Estado se comprometeu a pagar os percentuais salárias que constam no decreto 19.8036/94 que foi criado no governo Brizola.
Ao longo destes 15 anos sucessivos governos se negaram a cumprir o decreto trazendo uma distorção salárial , já que nenhum aumento concedido a educação era dado a estes profissionais.
Ou seja durante 15 anos os governos comeram este dinheiro, coisa que em se tratando da animação cultural se tornou algo normal já que os governos também comeram o dinheiro da nossa contribuição previdenciária.
Cabe rassaltar aqui que o governo Sergio Cabral não deu nada de mão beijada para esta categoria o que conseguimos foi fruto de muita luta e principalmente de nossa militância dentro do sindicato.
Sendo assim segundo anunciado pelo secretário de planejamento Sergio Ruy, a partir do dia 1º de outubro o salário do animador cultural passará a ser de R$ 1.236,00 bruto.
Mas a luta da animação cultural não para por ai temos um projeto de emenda constitucional (PEC 48/2009) tramitando na Alerj, dependendo apenas do deputado Jorge Piciane colocar em votação, por isto mais de nunca precisamos estar mobilizados para a luta. E para estarmos mobilizados para a luta foi criado em assembleia especifica da animação cultural um coletivo de animadores culturais dentro do SEPE que ficara até o final de novembro reunindo-se todas as terças-feiras as 14:00h. E estará aberta a todos que queiram participar da luta.